Olhe com intensidade
- Manuella Gazola
- 22 de nov. de 2023
- 1 min de leitura

..Parece-me que a aprendizagem é espantosamente difícil, assim como a escuta. Nunca escutamos nada realmente porque a nossa mente não é livre; nossos ouvidos estão repletos daquelas coisas que já conhecemos, e por isso escutar torna-se extraordinariamente dificil. Eu acho - ou, antes, é um fato - que se você consegue escutar algo com todo o seu ser, com vigor, com vitalidade, então o próprio ato da escuta é um fator libertador, mas infelizmente você nunca escuta porque nunca aprendeu a escutar. Afinal, só se aprende quando há entrega total. Quando você se entrega totalmente à matemática, você aprende; mas quando está em um estado de contradição - quando não quer aprender, mas é obrigado , então a aprendizagem se torna apenas um processo de acumulação. Aprender é como ler um romance com inúmeros personagens: requer toda a sua atenção, não uma atenção contraditória. Se você quer aprender sobre uma folha
- uma folha da primavera ou uma folha do verão, você deve realmente olhar para ela, ver sua simetria, sua textura, a qualidade da folha viva. Há beleza, vigor, vitalidade em uma simples folha.
Então, para aprender sobre a folha, a flor, a nuvem, o pôr do sol ou o ser humano, você precisa olhar com toda a intensidade.
Comments